Doenças Cardiovasculares e Estilo de Vida Ideal

A unanimidade dos estudos e pesquisas feitos por autoridades na área da saúde, comprovou que os problemas do sangue e coração são acarretados, devido a pratica de um estilo de vida incorreto para uma vida saudável, comprovando desta forma que homens e mulheres são afetados de igual forma pela DCV, deste modo, existe a impossibilidade de afirmar com exatidão o sexo como elemento determinante para desenvolvimento de DCV.

A além disso, existe a relação antropométrica e diversos outros fatores de risco para desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares.

Em muitos estudos, foram evidenciados, significativamente, um número maior de ocorrências em indivíduos com doença macro vascular (DMV), que possuem a faixa etária igual ou superior a 60 anos, e ainda sendo associados aos demais fatores de risco, tais como:

Quais são esses principais fatores de risco?

  • Os tabagistas;
  • Pessoas com hipertensão arterial;
  • Níveis de triglicerídeos elevados;

No entanto, existe também a hipertensão arterial, além da obesidade abdominal, esses por sua vez representam os fatores de risco controláveis, constituindo 85 % da prevalência dos fatores de risco para desenvolvimento de DCV.

Desta forma, consideramos a gordura abdominal um fator determinante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que por sua vez está intimamente ligada ao processo de industrialização da cultura das civilizações, isso porque os grandes centros urbanos são constituídos por indivíduos sobrecarregados com o trabalho, o que acaba se tornando um reflexo na rotina de alimentação.

Todas essas séries de fatores surgem como resposta às mudanças sociais, culturais, ambientais e comportamentais, o que vai refletir diretamente nos padrões alimentares e estilo de vida da população como um todo, que é caracterizado por:

  • Reduzir práticas de atividades físicas;
  • Aumento do número de fumantes e do hábito de fumar;
  • Aumento no consumo de bebidas alcoólicas;
  • Pelo aumento da taxa de urbanização e industrialização;

Esses fatores combinados constroem uma relação direta com as determinantes biológicas, tais como: idade, faixa etária em especial dos 30 aos 50 anos e sexo com prevalência em ambos, masculino e feminino.

Uma deliciosa receita de cocada zero açúcar que você pode fazer e consumir ainda hoje sem se preocupar com nada, mesmo sendo diabético. Assista ao vídeo abaixo:

As doenças de sangue e coração são as mais importantes mazelas mundiais nos dias atuais, sendo os países emergente os mais afetados, como é o caso do Brasil, o que compromete as condições de vida e a saúde da maior parte da nossa população, deste modo, as DCV são as maiores responsáveis pela taxa de morbidade e de mortalidade no Brasil, o que corresponde a 28,2% da mortalidade.

Para mudar o rumo deste caótico cenário atual, vivido no Brasil principalmente, mas também no mundo todo, em especial em países pobres, é muito importante o trabalho de conscientização para a redução dos fatores de risco para desenvolvimento de distúrbios metabólicos que causam as doenças cardiovasculares.

Deixe um comentário